sexta-feira, 21 de junho de 2013

#Primeiro post / Respostas para Bentinho.

Olá, galera! 
Como vocês podem ver, o blog mal começou. E como esse será o meu primeiro post, resolvi compartilhar com vocês algo bem “a minha cara” para que seja possível mostrar um pouco de quem eu sou/do que eu gosto desde já.
Esses dias eu estava vasculhando a internet e acabei sendo direcionada para um site de fotografia (coisa que também sou apaixonada), e lá me deparei com um projeto bastante interessante! O nome do projeto é “I’m not a look-a-like” (algo como “Eu não sou um sósia”), feito e criado pelo fotógrafo francês François Brunelle, onde o mesmo decide juntar pessoas sem algum parentesco, mas com afeições demasiadamente similares e fotografá-las lado a lado.
O curioso é que, de fato, as pessoas são muito parecidas. Se eu tivesse visto as fotos aleatoriamente, poderia jurar ser dois irmãos (gêmeos até!) ali. 
Lendo essa matéria, pensei rapidamente no maravilhoso clássico brasileiro de Machado de Assis: Dom Casmurro.

Não faz muito tempo que minha professora de português pediu para classe ler o clássico e mais tarde apresentar um seminário sobre. Eu havia lido o drama na quinta série, mas como a minha visão naquele tempo era completamente diferente da que possuo agora, resolvi ler mais uma vez. E na minha segunda experiência de leitura, consegui realmente mergulhar de cabeça na história e me sentir como mais uma personagem do livro, observando o querido Bento Santiago de perto e com meus próprios olhos! Como já deu para notar, eu virei uma típica fã de carteirinha do livro e hoje ele é até um dos meus favoritos.
Para quem não desfrutou da beleza de leitura que é Dom Casmurro, eu infelizmente não farei um resumo agora porque o post acabaria sendo grande demais (não agora, depois farei sim um review sobre), mas para quem leu, tenho certeza que poderá acompanhar meus pensamentos e entender perfeitamente a ligação que fiz entre esse projeto e o livro.
Todos sabem que o clímax da obra se resumiu em os ciúmes de Bentinho pela amada Capitu. E o tal ciúmes descontrolado do personagem principal começou a se desencadear principalmente depois do nascimento do seu suposto filho. Filho qual possuía uma imensa semelhança com seu melhor amigo, Escobar. Como contraprova, Capitu mostrou-nos a sua relevante semelhança com a mãe de Sancha sem possuir nenhum parentesco com a mesma. Então, podemos observar a deixa: “Duas pessoas podem mesmo se parecer tanto sem ser parentes?”

Como prova para a questão, temos algumas fotos do projeto de Brunelle:










E agora, Bentinho? (haha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...