sexta-feira, 12 de julho de 2013

Resenha/Review: A Culpa É Das Estrelas

Depois de tanto alvoroço, tantas frases na Dash do Tumblr, tantas indicações, tantas fotos na minha Feed do Facebook, tanta legenda em foto de minhas amigas, eu resolvi sim ler A Culpa É Das Estrelas. E o resultado de minha leitura, fora totalmente contrária ao esperado.

Primeiramente, meu resumo da obra: 
Como em todas sinopses existentes, já podemos saber que é uma típica história triste sobre câncer. Hazel tem apenas 16 anos e está na fase terminal de seu câncer. Suas esperanças, perspectivas e sonhos foram todos afogados por essa doença. A jovem passou a não viver mais, ficar em casa e esperar os dias passarem. Como ela mesmo dizia, estava morrendo ao passar das horas. Mas sua vida se reacendeu ao conhecer Augustus Waters em um grupo de apoio a crianças com câncer. Um adolescente fisicamente atraente, de olhos e sorrisos perceptivelmente bonitos. Aparentemente curado de câncer, Augustus volta a viver sua vida normalmente e se apaixona loucamente por Hazel, e como esperado, ela também por ele. Quando juntos, Hazel e ele aprendem inúmeras coisas, e principalmente, que podem criar juntos um infinito do tamanho de suas vidas. É, alguns infinitos são maiores que outros. 
Ao longo da história, vemos a mãe de Hazel, que praticamente abandona sua vida normal para viver em função de sua filha. Seu pai sentimental demais. Seu amigo recém cego pelo câncer. E seu escritor predileto se tornando não mais tão predileto assim. 






Minha crítica, mesmo que ela não importe tanto quanto acho que importa:
Por assistir centenas de garotinhas mimadas postando frases do livro no tumblr, face, etc, achei de primeira mão que a obra se resumia em aquelas típicas histórias de amor adolescente. E sim, é. Começando a ler, notei os diálogos adolescentes, a narrativa um tanto simples, e as inúmeras gírias. Em todos os casos ATÉ AGORA, não costumava desenvolver interesse por livro de gênero Romance, e ainda mais que seja Romance Adolescente (o que é irônico, pois sou uma). Entretanto, me senti na obrigação de não formar opiniões antes do fim. Página por página, por mais incrível que pareça, me envolvi com cada personagem. Suas características são marcantes, tais como a de Hazel, em ser tão inteligente. A de Augustus em saber sempre o que falar e o que calar, seu orgulho, sua mania teimosa de andar sempre com um cigarro na boca, mas nunca acendê-lo. É incrível o jeito em que eles constroem juntos uma história, uma página nova.
Como o autor  de A Menina Que Roubava Livros (meu livro preferido) disse, o livro me garantiu boas risadas e longos minutos de choro. É, chorei. Por mais estranho que seja, me comovi com o final de A Culpa É Das Estrelas. 

2 comentários:

  1. Tenho a mesma opinião que você, amo esse livro! Gosto principalmente por não focar no câncer tanto assim, e sim no romance da Hazel e do Augustus. Apesar que eu ainda acho que o pessoal "endeusa" muito esse livro, também não é esse exagero todo hahaha.
    Também fiz resenha do meu blog, dá uma olhada: http://miladamasio.blogspot.com.br/2013/05/livro-culpa-e-das-estrelas.html
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa. O público atingido por "A Culpa É Das Estrelas" se resumiu em várias mocinhas de Tumblr quais não obtinham o hábito de leitura. E por consequência disso (digo, por consequência de não conhecerem outros romances ilustres que existem por aí) fizeram desse uma Obra-Prima-Maravilhosa-Arrebatadora. Porém, de fato, a história é boa.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...