terça-feira, 16 de julho de 2013

Filmes pós semana do rock.

Bom, o dia do rock passou e como eu não tive tempo para entrar, pensei em postar algo relacionado agora. Espero que gostem das dicas. Aqui vão alguns filmes:


PINK FLOYD – THE WALL (1982)
Sempre referência, o filme musical de Alan Parker abusa dos devaneios de seu personagem principal para não necessariamente contar uma história, mas sim retratar o psicológico do seu protagonista depressivo. A “parede” em questão é apenas um pretexto metafórico para revelar sentimentos que, nas mãos de Parker, são apresentados ao espectador de maneira altamente estilizada. É inspirado no álbum do Pink Floyd e recebeu o BAFTA, em 83, de melhor canção original (Another brick in the wall).


ROCK STAR (2001)
Enquadrando estrelas como Mark Wahlberg e Jennifer Aniston, as lentes do diretor Stephen Herek contam a história de um cover que toma o posto do astro original. Apesar de quadradinho, cinematograficamente falando, Rock Star oferece tudo o que faz parte do imaginário que envolve o universo do rock: sexo, drogas, festas e muita música. O longa é levemente inspirado na história da banda Judas Priest e oferece composições marcantes como Stand up e We all die young na performance da fictícia Steel Dragon.


QUASE FAMOSOS (2000)
Inspirado nas memórias do próprio diretor, Cameron Crowe, quando este escrevia para a revista Rolling Stone enquanto acompanhava a turnê da Led Zeppelin, Quase Famosos explora o universo roqueiro através do olhar de um jovem repórter que, apaixonado pela música do Stillwater, vê sua carreira posta em cheque em função do amor pelo rock. A trilha sonora original é composta pela Nancy Wilson da Heart.

SID & NANCY (1986)
O mais romântico da lista é, provavelmente, o mais enérgico deles. Isso fica até óbvio já que estamos falando do baixista da Sex Pistols, Sid Vicious, e a relação que teve com Nancy Spungen, regada à heroína, álcool e punk rock inglês setentista. Gary Oldman tem uma performance inesquecível nesta trágica história dirigida por Alex Cox.

THE WONDERS (1996)
Apesar de superficial, o filme escrito e dirigido por Tom Hanks transborda charme e sua música tema (e título original), That thing you do!, é reconhecida por várias gerações. O longa se passa nos anos sessenta, onde um jovem conquista a posição oficial de bateirista numa banda de rock local ao modificar a batida da sua musica principal. O que se vê depois é o crescimento do The Wonders até o topo da Billboard. Um “sessão da tarde” que vale a pena.

NÃO ESTOU LÁ (2007)
O poeta roqueiro folk e caubói da contracultura, Bob Dylan, é interpretado por Cate Blanchett, Heath Ledger, Christian Bale, Richard Gere, Ben Wishaw e Marcus Carl Franklin nesta interessante, nada convencional – e não necessariamente verdadeira – cinebiografia. O diretor e roteirista Todd Haynes desafia os limites da narrativa no gênero e o reinventa, criando uma experiência cinematográfica inesquecível.

RAUL: O INÍCIO, O FIM E O MEIO (2012)
A trilha sonora é, obviamente, um presente para os fãs do roqueiro e a direção de Walter Carvalho é tão envolvente que, quando assisti ao filme nos cinemas na época de seu lançamento, o público cantava as músicas durante a exibição. Com as divertidas declarações dos antigos amigos de Raul, os depoimentos das ex-mulheres, dos músicos, dos jornalistas, dos representantes da seita da qual o cantor participava e o momento bizarro em que uma mosca atordoa Paulo Coelho enquanto este concede sua entrevista, fica difícil escolher um entre os grandes momentos deste trabalho.

GIMME SHELTER (1970)
Por trás deste intenso filme estão os documentaristas Albert e David Maysles, que acompanham a turnê dos Rolling Stones até o trágico show gratuito em que o grupo se apresentou na Califórnia no final de 69. Na ocasião, a onda de violência que tomou conta da apresentação culminou no assassinato de um espectador. A força do filme é tal que ele é considerado por muitos como o melhor documentário sobre rock já feito. Imperdível.

THE DOORS (1991)
Além da clara qualidade musical, são tantos os fatos e particularidades atrelados ao The Doors que o grupo se mantém até hoje como uma das bandas mais cultuadas e apreciadas, atravessando incontáveis gerações. Nas mãos de um diretor como Oliver Stone, o universo delirante de Jim Morrison (interpretado categoricamente por Val Kilmer) é visualmente encantador.

CONTROL (2007)
A bela fotografia em preto e branco e a direção de Anton Corbijn, assim como a perfomance marcante de Sam Riley, são fundamentais neste envolvente trabalho de arte que conta a história de Ian Curtis, o vocalista da banda inglesa Joy Division que, fragilizado pela epilepsia e um caso extraconjugal, cometeu suicídio aos 23 anos.

THE RUNAWAYS (2010)

Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie.

Algumas informações via: Literatortura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...